Sejam bem vindos! Luz e Vida.

Ano do Laicato


Ano do Laicato

Ano do Laicato


Tendo iniciado na Solenidade de Cristo Rei, dia 26 de novembro de 2017, o ano do Laicato será celebrado pela Igreja no Brasil até 25 de novembro de 2018. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, tendo como tema a passagem de Mateus 5, 13-14: “Sal da Terra e Luz do Mundo”.


O Ano do Laicato pretende estimular uma maior participação de leigos e leigas nas atividades da Igreja, mas sobretudo, vem também para enfatizar a importância que os mesmos tem de ser testemunho e reflexo de Deus na sociedade onde vivem e trabalham. Segundo o Papa Francisco, os leigos levam consigo uma missão importante de construírem “relações saudáveis na sociedade para proteger a dignidade humana” e enfatiza que os brasileiros devem ser “fermento para uma sociedade renovada”, diante de toda realidade política e corrupta que o país vive.


As Igrejas do Brasil deverão realizar atividades que sirvam como momentos de reflexão que despertem nos Cristãos a importância de não serem cristãos apenas dentro da Igreja, mas sim, que sejam fieis que levem o Evangelho mundo a fora. Segundo o Papa: “Não se trata simplesmente de abrir a porta para que venham, para acolher, mas de sair porta fora, para procurar e encontrar”.


Trata-se, portanto, de um ano que tem como objetivo geral estimular a presença e atuação dos cristãos leigos provocando mudanças não apenas na Igreja, mas também, na sociedade, criando um grande legado.


Aproveitemos este ano de missão para vivermos mais diante do nosso Amado, tomando a identidade de ser Sal e Luz.


Que Deus te abençõe!


Luz e vida!