Sejam bem vindos! Luz e Vida.

O homem em comunidade


O homem em comunidade

No principio Deus criou todas as coisas e criou o homem para viver e se relacionar com toda a obra criada (Gn 1) e pediu para que se multiplicasse, enchesse a terra (Gn 1,26).


O ser humano se descobri na relação com o Criador.


O homem/Mulher (pessoa humana) nasce para viver em comunidade porque sua origem é Deus que é uma comunidade perfeita de amor: Pai, Filho, Espírito Santo.


Constatamos que os profetas, os apóstolos, a Virgem Maria, e o próprio Cristo vivia em comunidade. As vidas estavam inseridas na comunidade, os milagres aconteciam na comunidade, os ensinamentos eram dados em comunidade.


Assim percebemos que comunidade é: lugar do encontro com Cristo, relacionamento com ele, escuta e resposta e da continuidade. A comunidade é um lugar aonde aprendemos a ser amado e também amar os outros, e é por isso o lugar de conversão e de conhecimento de quem somos – isto é fé.


Olhar e pensar a comunidade é voltar para os primórdios da Igreja – Atos 2.


É querer viver bem a Igreja;


É está unido a Cristo e dele recebemos graças para nossa vida: Sacramentos, a Eucaristia, a Palavra, os irmãos, o serviço.


A intenção de Deus sempre foi mostrar ao homem sua dignidade de filho. E Cristo ressignificou para sempre com seu amor e salvação.


Foi na comunidade que aconteceu o Pentecostes e a partir daí a Igreja se difunde.


É na comunidade que o Espírito age.


Se queremos transformar a sociedade, precisamos anunciar Jesus e para isso precisamos está inseridos na comunidade (toda a Igreja é uma comunidade:vida consagrada, paróquias, etc. Para ser moldada, viver a experiência de Cristo e evangelizar pelos diversos meios de ação apostólica que temos ou devemos ter numa comunidade.


Viver sem a comunidade e sem o serviço não constitui um seguimento a Nosso Senhor Jesus Cristo e não constitui por conseguinte uma fé, a não ser que estejamos em situação grave de doença que impossibilite a cominhar.


Enchamos o mundo de fé, vivendo nós por primeiro;


Eu preciso de fé;


Peçamos ao Senhor que nos abençoe e nos convoque, nos cure das relações e nos dê fé verdadeira.


                                                             


Comunidade Católica Obra de Deus